FAQ

Esta seção é destinada principalmente aos iniciantes no projeto [email protected] e contém uma compilação das principais dúvidas.

Não entendo muito de ciência, mas me interesso pelo assunto. Posso participar ?
Claro! Você apenas precisa fazer o download e instalar o BOINC no seu computador. O programa tem o funcionamento muito semelhante ao de um protetor de tela (screen saver) comum, mas a diferença é que internamente faz bilhões de cálculos para processamento das tarefas dos projetos dos quais você participa, por exemplo para buscar a cura do câncer e da AIDS com o World Community Grid, identificar padrões de sinais inteligentes com o projeto [email protected] e fazer mapeamento de mudanças climáticas com o Climate Prediction.

Preciso pagar para fazer parte desses projetos ?
Não. A participação nos projetos é gratuita, e o BOINC, que é o software cliente, é "freeware". Você já estará ajudando muito com a "doação" do tempo de processamento do seu computador. Da mesma forma, a participação e utilização dos recursos providos pelo SETIBR também não implicam em qualquer tipo de ônus.

Posso participar dos projetos BOINC sem me associar a um time como o SETIBR ?
Sim, existem vários grupos de apoio aos projetos BOINC, mas você pode participar sem se associar a um deles. A vantagem de participar de um grupo é basicamente a possibilidade de troca de idéias e comparação de estatísticas com os outros membros. Participando de um grupo com o qual você se identifique você estará ajudando o grupo a crescer, aumentando as estatísticas e a posição no ranking do mesmo.

Preciso ficar conectado à Internet para que o BOINC processe as tarefas ?
Não. O BOINC precisa conectar à Internet apenas para enviar os resultados obtidos do processamento e fazer o download de novas tarefas. Dependendo dos projetos dos quais você escolher participar, da velocidade do seu computador e das suas preferências de processamento, o BOINC poderá demorar dias, semanas e até mesmo meses para precisar se conectar novamente à Internet. Ainda, através das configurações do BOINC, você pode determinar de quanto em quanto tempo o BOINC pode conectar à Internet, o que é bastante útil principalmente para computadores que utilizam conexão discada.

O BOINC pode danificar o processador do meu computador ?
Não. O BOINC vai utilizar a capacidade de processamento do seu computador conforme você definir nas preferências (o padrão é utilizar 100% do processamento ocioso). Entretanto, se seu computador tiver problemas no sistema de ventilação (coolers), o aquecimento demasiado do processador pode causar problemas de travamento e até mesmo danos ao processador, o que aconteceria com qualquer outro programa que também utilizasse maior capacidade de processamento. Assim, utilizar o BOINC também serve para testar se o seu hardware está adequado. Computadores antigos, com maior acúmulo de poeira nos coolers, tendem a apresentar problemas de travamento com maior frequência devido ao aquecimento do processador.

Posso rodar o BOINC em vários computadores ?
Sim, você pode instalar o BOINC em vários computadores e rodar neles os mesmos projetos ou projetos diferentes, com o mesmo login ou logins diferentes. Certifique-se de instalar o BOINC apenas em computadores nos quais você tem autorização para fazê-lo. Por exemplo, para uso do BOINC no seu computador do trabalho, consulte as políticas da sua empresa quanto à instalação de software.

Meu computador está conectado a uma rede na empresa e o BOINC não conecta. O que faço ?
Se você consegue acessar a Internet através da rede, normalmente também conseguirá utilizar o BOINC. Você pode verificar no seu navegador se existe alguma configuração de proxy (no Internet Explorer o caminho é Ferramentas, Opções, Conexões da Internet, Configuração da LAN) e, se sim, aplicar a mesma configuração no BOINC (Menu Avançado, Opções, Proxy de HTTP). Se não funcionar, consulte o seu administrador de rede, que poderá orientá-lo quanto à configuração adequada.

Um hacker poderia conseguir "entrar" no meu computador através do BOINC ?
Não. O BOINC faz conexão apenas com os servidores dos projetos dos quais você participa, utilizando autenticação e criptografia para tal, e assim não oferece qualquer risco de segurança. Certifique-se apenas de fazer o download do programa do BOINC do site oficial, pois uma prática comum é a de inserir códigos não-autorizados e vírus em programas populares, assim o download do BOINC de outras fontes traz riscos. A página de download do SETIBR redireciona para o site oficial do BOINC, para evitar este risco.

O BOINC interfere no funcionamento de outros programas ?
O BOINC é um programa como outro qualquer, então também consome recursos de processamento e memória do seu computador. Embora na configuração padrão o BOINC utilize na totalidade os recursos ociosos do seu computador, é possível configurá-lo para limitar esses recursos e definir até em que horários o BOINC pode rodar.

Como funciona o sistema de créditos do BOINC ?
Leia este post específico sobre esse assunto: Sistema de Créditos do BOINC.

Esta seção está em construção. Você pode esclarecer dúvidas adicionais na lista de discussão do SETIBR e na comunidade do SETIBR no Orkut, contando com a ajuda dos outros participantes.

15 comentários:

Anônimo disse...

instalei o Boinc hoje, como faço pra participar do SetiBr?
[email protected]

Carlos disse...

Luz,

se cadastra nesse link e vc já estará ajudando.

http://www.worldcommunitygrid.org/reg/viewRegister.do?teamID=31948T7ZT1

Abs,
Carlos Aquino

Anônimo disse...

Ol@!

Meu micro não fica ligado 24/7. Como faço para mandar o trabalho já feito ao desligar o micro? Quando, nas opções avançadas, eu clico em "Atualizar" aparece uma mensagem "Comunicação adiada...". O que significa isso? E quando eu precisar formatar meu micro o que acontece com o trabalho já processado já que, pelo que entendi, não é preciso estar conectado à Internet a todo momento para enviar os dados. Obrigado!

Alex Anderson Miranda - Brasil disse...

Boa tarde Pessoal estou muito feliz por fazer parte deste time que galopa a passos largos a caminho do topo no ranking mundial eu ja conheço este tipo de projeto de grid desde 1998 mas só agora resolvi me cadastrar e me dedicar com afinco al projeto. Eugostaria de saber quantos pontos a taréfa (Woodall Prime)do projéto Primegrid credita para gemte?? eu percebi que ela toma um tempo enorme de Processamento !! Grato Alex Anderson Miranda - Brasil.

Anônimo disse...

Instalei o BOINC e optei pelo World Community Grid. No site da WCG em My Grid consta "myslinski Registered Member Since: 04/06/09 15:47:26" e "My Team: Brasil [SETIBR]" mas aqui no site não apareço na lista dos "Novos participantes nos últimos dias", no dia 04/07 só consta um novo participante e não sou eu. Qual o problema? Só vou aparecer após completar alguma task? Obrigado.

Presci Neto disse...

Sim, Myslinski, somente após completar alguma tarefa, assim você já está aparecendo a partir do dia 09/06.

http://www.allprojectstats.com/membermovement.php?projekt=0&id=1057423

Marcelo disse...

Olá! Já tenho o Boinc há algumas semanas, mas ainda não participo de nenhum grupo. Queria muito entrar para o SETIBR, mas não acho o link "join this team" em lugar nenhum. Como faço para participar? Obrigado.

Evandro disse...

Tenho placa de video com suporte ao CUDA.. È uma 9800GTX+ como posso saber se o Boinc esta usando o sistema CUDA e o Processador ao mesmo tempo...

Presci Neto disse...

Evandro, no BOINC Manager vá em Advanced e em Run CPU Benchmarks.

Gilma Souza disse...

Olá,

gostaria muito de participar do projeto. Hoje, tenho 8 computadores, em que a maior parte do tempo, ficam com os seus processadores ociosos. No entanto, gostaria de configurar para que o usuário restrito não tivesse acesso ao programa, e que o ícone do Boinc Manager não aparecesse na bandeja. Vocês poderiam me indicar alguma solução?

Obrigada!

Anônimo disse...

Porque não vejo nada aqui sobre o Seti Home Beta? Processo esse projeto há um bom tempo e ja há inclusive tarefas para GPU ATI.

Anônimo disse...

Não sabia que o [email protected] beta rodava em placas da ATI, isso é bem interessante (poucos usam placas da nVidia). Acho que por ser beta o pessoal meio que evita esse projeto, preferindo o [email protected] por estar em fase de produção a vários anos.

Anônimo disse...

Olá! participo já dos projetos [email protected] e [email protected], e sinto grande felicidade em poder apoiar a ciência para além dos meus compromissos cotidianos na universidade. Quero participar de mais projetos, entretanto tenho dúvidas que gostaria de sanar antes.. Não sei se alguém aqui terá estas informações, mas são bem vindos links de possíveis páginas onde poderei sanar estas dúvidas.
Os projetos do boinc são projetos públicos e não vão gerar patentes né? ex: proj de cura da aids, câncer etc são pesquisas não de laboratórios privados mas de universidades e institutos públicos né? ou seja, permitem que se produzam medicamentos genéricos a partir de uma possível descoberta de novo fármaco? Sei que apenas o processamento coletivo de dados não gera por si só a descoberta de um fármaco, mas gostaria de saber se as demais etapas destas pesquisas científicas (com fins imediatos) são realizadas dentro de laboratórios públicos.

Anônimo disse...

Alguém pode me ajudar? Estou fazendo TCC e quero saber se alguém conhece outro Sistema como o BOINC para celular?

Obrigada

Anônimo disse...

Seria muito interessante se o administrador do site, atualizasse cada vez mais sobre as novidades da computação compartilhada e desse uma atenção maior para o projeto [email protected] o qual considero bem mais importante que os outros, pois se tratam de problemas que realmente precisam de solução. Chame atenção da imprensa


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)