Histórico

O SETIBR foi fundado em 1999 e abaixo seguem algumas datas importantes no histórico do grupo:

Maio/1999: É lançado o projeto SETI@home pelo Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia em Berkeley. Embora não tenha sido o primeiro projeto de processamento distribuído, alcançou rapidamente um grande número de participantes entusiasmados com a possibilidade de encontrar vida inteligente em outros planetas, e pelo seu funcionamento como um protetor de telas. A figura ao lado mostra o "cliente clássico" do SETI@home.

Agosto/1999: o grupo SETIBR é criado, com o objetivo de maior divulgação do projeto, uma vez que os outros times brasileiros não tinham sites com informações em português.

Outubro/1999: lançamento do primeiro site do SETIBR, no endereço http://www.setibr.cjb.net.

Julho/2001: lançamento de um novo site para o SETIBR, que tinha então aproximadamente 200 participantes em quase 2 anos de existência.

Junho/2002: Com o objetivo de incentivar ainda mais a utilização do SETI@home, a equipe de desenvolvimento do projeto criou uma página especial com sites e traduções internacionais. O SETIBR foi o site escolhido para representar o Brasil.

Setembro/2002: O SETIBR contava com 500 participantes e entrou para o ranking "Top 200" do SETI@home, sendo o grupo brasileiro melhor posicionado.

Outubro/2003: o SETIBR contava com mais de 1000 participantes. Devido a problemas com o domínio setibr.org o site passou a utilizar o endereço http://www.setiathome.com.br.

Janeiro/2004: início da transição do SETI@home para o BOINC, com a disponibilização de um beta test.

Julho/2004: fim da fase beta do SETI@home no BOINC, que passou a ser o cliente recomendado. O "cliente clássico" ainda podia ser utilizado, porém os créditos eram considerados separadamente.

Dezembro/2005: fim do "cliente clássico" do SETI@home. Muitos participantes tiveram dificuldades na transição do cliente clássico para o BOINC, e assim tivemos muitas desistências na ajuda ao projeto. O SETIBR chegou a 90º posição do ranking mundial de times.

Junho/2006: criação da comunidade do SETIBR no Orkut, com o objetivo de maior divulgação do time.

Agosto/2007: criação de times do SETIBR em outros projetos de processamento distribuído, como o ClimatePrediction e Predictor@home.

Outubro/2008: lançamento do novo site do SETIBR, no endereço http://www.setibr.org, com o objetivo de incentivar a participação nos demais projetos de processamento distribuído.

Fevereiro/2009: SETIBR chega à marca de 50 milhões de créditos processados no BOINC.

Agosto/2009: Comemorando o décimo aniversário, o SETIBR chega à marca de 100 milhões de créditos processados no BOINC.

Maio/2010: SETIBR chega à marca de 200 milhões de créditos processados no BOINC.

Agosto/2010: SETIBR chega à marca de 300 milhões de créditos processados no BOINC.

Março/2011: SETIBR chega à marca de 500 milhões de créditos processados no BOINC.

Março/2013: SETIBR chega à marca de 1 bilhão de créditos processados no BOINC.

0 comentários:


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)