GPUs, CUDA e os (sub)projetos @ home

Prezados:

Conversei, dias desses, via e-mail, com outro participante ativo dos (sub)projetos BOINC (SETI e lhc), cujo nome não sei se posso citar, e demonstramos preocupação pelo fato de o Boinc Manager, embora detecte os drivers CUDA, não o utilize quando do processamento do AstroPulse...
Mas o [email protected] enhanced, agora, faz pleno uso da GPU, conforme figura abaixo:

(clique na figura para vê-la com maior resolução)

Coincidências à parte, eu havia pensado em utilizar o processamento das novas GPUs (que têm uma capacidade, às vezes, superior à da própria CPU) para cálculos matemáticos avançados, como é o caso do SETI, lhc e outros.

De repente, eis que uma nova versão do gerenciador surge, agora com suporte à CUDA (Compute Unified Device Architecture, para quem chegou agora, é o nome da arquitetura de computação paralela desenvolvida pela NVIDIA para suas placas gráficas)!
Mas nada, no mundo dos zeros e uns, é perfeito...
Como disse, o AstroPulse (do SETI) ainda usa, para processar os dados recebidos do Manager, a lenta e engessada CPU - que tem "outras coisas p´ra fazer" - e, com isso, deixa de utilizar a plena capacidade das máquinas de hoje.

Então, é chegada (já QUASE passada, IMHO) a hora de as GPUs assumirem este tipo de "trabalho", a exemplo do que fazem nos novos jogos FPS (e.g. Crysis, FarCry2), onde 'emulam', também, a física do jogo, sem necessidade das extravagantes - e caras - placas PhysX da Ageia.

Seria o momento de nós, programadores, revermos alguns conceitos a respeito das APIs da CUDA, utilizando-os para um processamento mais "poderoso" dos dados do BOINC?

Vamos conversando a respeito e trocando ideias...
Numa dessas encontramos uma solução (eu disse UMA. Não A solução. No mundo digital, há várias maneiras de fazer alguma coisa. Mas ainda vale a premissa KISS - Keep It Simple, Stupid).
Vida longa à lâmina de Ockham!

Amplexos,
prof Paulo Maximo, MSc
consultoria em EaD


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)