De 02 a 06 de maio teremos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo o [email protected], um evento com o objetivo de promover a ciber-ciência: computação voluntária, inteligência distribuída e sensoriamento remoto voluntário, promovido pelo Cyber Citizen Centre com apoio da UNESP, IPEA e CBPF.

O evento é voltado para cidadãos participantes de projetos ou que queiram participar, programadores e desenvolvedores de software e cientistas.

Estarão presentes os responsáveis pelos principais projetos da área, entre eles o Sr. David Anderson, da Universidade da Califórnia em Berkeley, criador do [email protected] e do BOINC.

A programação do evento é a seguinte:

Brasília
  • 02/05 à tarde: palestras
  • Local: IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), SBS - q.1 - bl. J - Ed. BNDES

Rio de Janeiro
  • 03/05 à tarde: palestras
  • 04 e 05/05: Hackfest
  • Local: CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca

São Paulo
  • 06/05 pela manhã: palestras
  • Local: Núcleo de Computação Científica e Instituto de Física Teórica - UNESP, R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, bl. 2 -Barra Funda
Para maiores detalhes sobre o evento, acesse o site http://www.citizencyberscience.net/brasilathome.

9 comentários:

Firehawk disse...

Maravilhosa contribuição para o [email protected] no Brasil. Contando com o engajamento de instituições, a ciência produzida pelos projetos anexados se multiplica em muito, e reverte em benefícios muito maiores a todos. Atualmente encontro-me em outro grupo, que não o SetiBR, pois tenho encontrado muito apoio no grupo atual, inclusive com facilidades para aquisição e até doação de hardware para mim, mas minha participação no SETI, que já conta com 12 anos, está cada dia mais forte. Um dia volto pra casa... Um grande abraço a todos.

Eagle Brazil disse...

Corte orçamentário fecha instalação de busca por ETs

Matriz Allen de Telescópios entra em hibernação, depois que universidade ficou sem recursos para administrá-la

Conjunto de radiotelescópios vinha vasculhando o céu em busca de sinais de inteligência

Astrônomos do Instituto SETI, uma organização privada dedicada à busca por sinais de vida inteligente no espaço, informam que uma queda brusca no financiamento federal e estadual forçou-os a fechar um de seus principais programas.

Dezenas de antenas que formam a Matriz Allen de Telescópios vêm vasculhando os céus desde 2007, em busca de sinais de rádio de origem alienígena.

Mas o principal executivo do SETI, Tom Pierson, disse em um email para doadores que financiam o instituto que a Universidade da Califórnia, que é parceira do SETI na administração dos radiotelescópios, ficou sem verba para continuar no projeto.

Com isso, a matriz foi posta “em hibernação”, com os trabalhos restritos às atividades de manutenção necessárias para impedir que os equipamentos se deteriorem.

As antenas foram construídas, a um preço de US$ 50 milhões, pelo instituto e pela universidade, com a ajuda de uma doação feita pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen. Além da busca por sinais extraterrestres, os telescópios também eram usados em pesquisas científicas mais convencionais.

A operação da matriz consome US$ 1,5 milhão ao ano.

Fonte:Portal de Noticias IG (www.ig.com.br) 26/04/2011

Olicheski disse...

Fico feliz por ver meu pais entrando nessa "corrida" agora nao vou apenas contribuir para projetos de outros paises e sim na minha casa... Brasil!!!

No entanto... o que irá estudar esse projeto??? ja esta algo pronto???

Abraço

O Capitalista Hippie disse...

Hey!!1 Boa Noite!!!!!

Reinstalei o Boinc e casa e resolvi entrar em alguns times. Tenho 164 K de créditose queria saber q q eu faço pra fazer parte do grupo, além de me juntar ao Grupo SETIBR dentro do proprio programA!!

Para contato: [email protected]

Presci Neto disse...

Fabinho,

É só isso mesmo. Depois de processar algumas tarefas seu nome deve aparecer na lista de participantes do SETIBR, você pode conferir no rodapé de qualquer página do site (Novos participantes nos últimos dias).

Abraço e bem-vindo ao grupo,

Olicheski disse...

Fiquei feliz num primeiro momento,
mas e agora... o que fizeram la nesse encontro???

Queria saber o que saiu de construtivo, nao encontrei nada na internet

Abraço.

Bruno Aragaki disse...

Presci, sou repórter e estou escrevendo uma matéria sobre o SETI para o UOL. Queria muito conversar com vc, pode ser por skype, tel ou ondas de rádio (hehe). Me escreve, por favor? [email protected]
tomara que vc veja esta mensagem - e me responda- ainda no feriadão!
abs
Bruno

Anônimo disse...

Este grupo ainda tem membros ativos ? O site parece estar abandonado e imagens faltando !

Matheus Beccalli disse...

Existe gente sim ativa nos projetos: http://boincstats.com/en/stats/-1/user/list/0/0/f4d2997bc9885946c1e252dee6b871ab#45


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)