Posição do Brasil no Ranking Mundial

Em tempos de Copa do Mundo, onde a nossa população deseja ver o
nosso país em primeiro lugar no futebol, é bom lembrar que temos um potencial enorme e não aproveitado de melhorarmos nossa posição também em outras áreas.

O Brasil está chegando a um número de 1 computador por habitante, com um total de 200 milhões, e ocupa a quinta posição no mundo por número de computadores, atrás apenas de Japão, India, China e Estados Unidos.

No entanto, no BOINC, ocupamos apenas a pífia 30ª (isso mesmo, trigésima) colocação.


O motivo disso é certamente a falta de divulgação, aliada ao desinteresse da população pela ciência.

De outro lado, também não temos projetos brasileiros no BOINC, ou seja, nossos cientistas sequer estão aproveitando da enorme capacidade computacional provida pela plataforma para fazer suas pesquisas.

Bom, pelo menos eu e os mais de 3000 membros do SETIBR estamos fazendo a nossa parte. Faça o download do BOINC e marque este gol você também !

9 comentários:

Paulo disse...

Além de não existir projetos no Boinc de universidades brasileiras não há incentivo para quem se interessa e disponibiliza tempo, poder de processamento e energia (elétrica mesmo) para manter máquinas rodando 24hs os projetos do boinc. São abnegados e idealistas. Poderia haver algum tipo de incentivo, não monetário e sim de reconhecimento e conhecimento com a distribuição de papers, livros e até hardware. Já fui o sexto no RAC hoje estou na posição 12. O único projeto que dá ao menos um mínimo de feedback é o World Community Grid da IBM. Abraços.

Anônimo disse...


Existem outros motivos... o site do boinc é muito feio, desorganizado, confuso, desatualizado, bugado, assim como esse site aqui, último post de 2014. A "gamefication" é hoje moda em tudo que é sistema e no boinc isso é muito mal explorado sendo uma parte intrínseca do trabalho.

As pessoas querem competir, ver seu status, aumentar seu rank em seu grupo, seu país, receber feedback motivacional, progresso, notícias de resultados positivos etc. Quem fazia isso muito bem era a distributed.net, mas hoje se perdeu muito também, eu tinha 50 computadores nele e retirei tudo quando vi desafios sem sentido.

Simplesmente sair jogando a culpa nos outros não é justo.

Não me entenda mal, sei que seu trabalho é voluntário, mas acho que o projeto como um todo erra demais nesses aspectos. Parece que pararam no tempo... em 2016 com organização (em todos os aspectos) da década de 90, desmotivação total...

E agora com 50% de aumento na conta de energia então, complicou.

Desculpe o feedback negativo, é só um desabafo porque gosto demais de computação distribuída e não consigo ver isso sendo bem explorado por ninguém.

Leandro Paganelli disse...

Tá difícil mesmo. O único incentivo que existe hoje é o amor pela ciência.
O último espaço para troca de informações que achei do SETIBR, fora estes comentários, era o Orkut! Não tem nem página do Facebook ainda.
Sei que nada aqui tem fins lucrativos, mas vender alguns agrados baratinhos como camisetas e adesivos ajudaria a melhorar a moral de quem participa.

Anônimo disse...

bom dia !!
pessoal há algum app similar para o iphone ?

MaruskK disse...

Preciso de ajuda para conectar o projeto no meu celular.
Quem puder me contatar (11) 982018455 William

ester disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ester disse...

Alguém pode me ajudar? Acabei de descobrir o BOINC e meu projeto escolhido foi o SETI@home, sei como funciona e qual o propósito mas como não falo e não entendo inglês tenho algumas dúvidas, por exemplo, posso escolher mais de um projeto? Isso poderia causar algum dano ao meu pc? E sobre o SETI@home como faço para participar mais ativamente? Vi que tem um ranking dos participantes e uma soma de pontos mas não to sabendo como participar e nem onde ir, estou bem confusa!!!
Obs: Faz apenas algumas horas que baixei o BOINC ;)
Grata!!

Anônimo disse...

Sim, você pode escolher mais de um projeto, não há limite. Não há dano para o seu PC. Quanto ao ranking dos participantes não sei dizer porque está paralisado já a algum tempo.

Marcio Saviano disse...

Olá, não sei onde perguntar, já tentei de tudo. Tenho o projeto GPUGRID no programa Boinc Manager no meu computador há uns três meses e nunca recebi sequer uma tarefa (task) para meu PC analisar. Não posso perguntar pois não sei inglês e não tenho créditos para perguntar nos fóruns. Onde posso procurar por ajuda nessa falha? Grato!


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)