BOINC no celular

Que tal utilizar a capacidade de processamento ociosa do seu celular para ajudar a ciência ?

Isso é possível com a versão do BOINC para Android, que está disponível no Google Play.

O aplicativo utiliza o processamento do seu celular, tablet ou outro dispositivo com Android 2.3 ou superior para rodar os projetos BOINC, mas faz isso somente quando o aparelho está conectado ao carregador. Ou seja, não haverá nenhum impacto no uso normal. Ainda, a transferência de dados ocorre apenas quando estiver conectado em rede Wi-fi, assim também não vai consumir seu plano de dados.

Nem todos os projetos que rodam no computador com o cliente BOINC estão disponíveis para rodar em Android, mas você pode participar do SETI@home, World Community Grid, Einstein@home, entre outros. A lista de projetos BOINC inclui a informação sobre a compatibilidade dos projetos, identificados com o logo do Android.

Posição do Brasil no Ranking Mundial

Em tempos de Copa do Mundo, onde a nossa população deseja ver o
nosso país em primeiro lugar no futebol, é bom lembrar que temos um potencial enorme e não aproveitado de melhorarmos nossa posição também em outras áreas.

O Brasil está chegando a um número de 1 computador por habitante, com um total de 200 milhões, e ocupa a quinta posição no mundo por número de computadores, atrás apenas de Japão, India, China e Estados Unidos.

No entanto, no BOINC, ocupamos apenas a pífia 30ª (isso mesmo, trigésima) colocação.


O motivo disso é certamente a falta de divulgação, aliada ao desinteresse da população pela ciência.

De outro lado, também não temos projetos brasileiros no BOINC, ou seja, nossos cientistas sequer estão aproveitando da enorme capacidade computacional provida pela plataforma para fazer suas pesquisas.

Bom, pelo menos eu e os mais de 3000 membros do SETIBR estamos fazendo a nossa parte. Faça o download do BOINC e marque este gol você também !


Estatísticas do SETIBR ( ver estatísticas detalhadas)

Top 10 participantes do SETIBR (ver lista completa)